sexta-feira, 23 de março de 2012

Misericordia de Fafe

A Misericórdia de Fafe nasceu  graças à generosidade e espírito patriótico de homens e mulheres de Fafe, comerciantes abastados a residirem no Rio de Janeiro que, sensibilizados com a falta de estruturas ao nivel de saúde na sua terra de origem, resolveram contribuir para a construção de um hospital.
Fundada em 23 de Março de 1862, tendo os respectivos Estatutos sido aprovados por carta Régia de D. Luís I, a Misericórdia continua a ser uma associação de fiéis, com o objectivo de satisfazer carências sociais com espírito animado pelos princípios da doutrina e moral cristã e tendo como padroeira Nossa Senhora da Misericórdia. Com as valências da saúde (Hospital) e de protecção à invalidez (Asilo) manteve-se a Misericórdia desde a sua fundação até 1976, altura em que o hospital foi nacionalizado. Embora a Misericórdia tenha sido fundada em 1862, em finais de 1983 começou um novo ciclo na instituição com abertura do Lar Cónego Leite de Araújo, a sua actual sede. Com a construção do novo Lar a Misericórdia acompanha a evolução dos tempos e, nestes últimos trinta anos, foram muitos os serviços criados a pensar na infancia e na terceira idade como forma de dar apoio ao novo modelo familiar que foi criado com a emancipação da mulher e a sua entrada no mundo do trabalho.
Tendo como base dos seus Estatutos as catorze obras de Misericórdia e cujo lema é o Bem Servir, a Santa Casa da Misericórdia de Fafe completou no dia 23 de Março de 2012 150 anos de vida.
Para assinalar a data, Dr. António Marques Mendes, presidente da assembleia da mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, teve a honra de abrir a sessão solene no dia 23 de Março que deu início às comemorações dos 150 anos da Irmandade da Misericórdia de Fafe. As comemorações irão decorrer até 25 de Maio. O presidente do município de Fafe, Dr. José Ribeiro, enalteceu o papel solidário que a Misericórdia desempenhou ao longo destes 150 anos junto dos habitantes de todo o concelho. De referir que o investigador Daniel Bastos fez uma retrospectiva histórica dos 150 anos da Misericórdia de Fafe. No final, todos os presentes assistiram ao descerramento do Brasão na fachada principal do lar Cónego Leite de Araújo.
Filomena Magalhães















Em 23 de Março de 1862 era fundada a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fafe tendo os respectivos Estatutos sido aprovados por carta Régia de D. Luís I do mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário