domingo, 18 de novembro de 2012

C.N.E. Núcleo de Fafe

 
A tomada de posse dos dirigentes da Junta do Núcleo de Fafe do Corpo Nacional de Escutas, para os próximos três anos, decorreu no dia 18 de Novembro de 2012 durante a Eucaristia dominical na Igreja paroquial de Fornelos. Estiveram presentes membros de vários Agrupamentos a nível local, assim como também a nível regional. O Município de Fafe fez-se representar pelo vereador da cultura Dr. Pompeu Martins. O pároco de Fornelos, Pe. Albano Nogueira, novo assistente religioso do Núcleo de Fafe, incentivou durante a homilia os jovens a serem coerentes e a viverem de acordo com a filosofia e os valores que regem a Lei do Escuta, dando testemunho e servindo de exemplo a outros jovens para que sigam pelo mesmo caminho.

O chefe Regional de Braga, João Manuel Lopes Araújo, referiu ser uma preocupação do Movimento Escutista, mas também um grande desafio de todos, dar o seu contributo na educação dos jovens. Atingir essa meta é por si só motivo de grande esperança. Como exemplo de perseverança, citou uma passagem do evangelho de Lucas em que Jesus Cristo dizia a Simão Pedro: «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca.» Simão respondeu: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» Lucas 5,5.

O chefe do Núcleo de Fafe, Adriano Cunha Pereira agradeceu aos que com ele trabalharam no mandato anterior pela sua entrega e disponibilidade. Agradeceu também ao Município de Fafe a abertura que sempre demonstrou às causas do Mundo Escutista.

Pompeu Martins enalteceu o papel dos jovens na sociedade actual, como defensores dos direitos humanos e do meio ambiente, independente de posições políticas, religiosas ou culturais. Salientou a importância da nossa bandeira e do significado que deve ter para todos nós, como símbolo de Portugal e dos portugueses. Como Jesus Cristo deu a vida pelo ideal de amor que tinha para a humanidade, assim também através dos séculos desde o início da portugalidade, muitos tombaram e deram a vida para que Portugal pudesse ser o país que é hoje, livre e independente.
A população de Fornelos associou-se em grande número a este evento e participou na celebração Eucarística que foi solenizada pelo seu Agrupamento de Escuteiros.

O Escutismo, movimento da Igreja Católica, é uma associação de voluntariado sem fins lucrativos vocacionada essencialmente para formação de jovens à luz do Evangelho e com base no método
criado por Badem Powell, seu fundador.
 














F.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário