quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cantar Abril

Carlos Cunha além de bom cantor é também um excelente comunicador. Trouxe até nós na noite de 24 de Abril, os poetas e cantores de ontem de hoje e de sempre que melhor souberam interpretar e dar voz ao espírito de Abril. Zeca Afonso Adriano Correia de Oliveira e muitos outros. O Teatro- Cinema, com as cadeiras todas ocupadas, comemorou desta forma os valores que deram vida à revolução dos cravos a “Cantar Abril”
 Carlos Cunha revelou ser um homem sensível às verdadeiras causas da liberdade
“A nossa liberdade termina onde começa a dos outros”
 Falou do verdadeiro sentido da palavra liberdade lembrando algumas personalidades que deram com o seu exmplo de vida lições de como viver a liberdade em toda a sua plenitude
João Paulo II deixou ao mundo o seu exemplo de” liberdade” e tal como Francisco de Assis procurou construir uma ponte de paz e amizade com todas as religiões, transformando aquele 27 de Outubro de 1986 num dia memorável no calendário religioso da humanidade.
Madre Teresa que se” libertou” da segurança do convento para ir servir os pobres nos bairros miseráveis de Calcutá também foi lembrada.
“Liberdade” é ter respeito pelo outro
Pela sua dignidade

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bombeiros Voluntários de Fafe- 122 Anos a Bem Servir

Os Bombeiros Voluntários
Grande organização
Já socorreram Fornelos
Em triste ocasião

A parede era de estuque
O soalho em madeira
Saltavam por todo lado
As faúlhas da lareira

Ide chamar os Bombeiros
Toca a telefonar
Daí a alguns minutos
Chegavam a apitar

O depósito era pequeno
 Acabava-se a água
Corriam mulheres com baldes
A colmatar essa falha

Homens de olhar perdido
Ficavam a observar
A tia Chica ralhou
Deixai-vos de ser mirones
Ficavam envergonhados
Todos iam ajudar

Cantamos Aleluia


 O Grupo Coral juvenil de Vinhós e de Fafe esteve presente  no encontro de coros realizado domingo dia 22 de Abril no Santuario do Sameiro. A apresentação individual, dos pequenos cantores  foi muito do agrado de todos que se encontravam presentes neste grandioso centro mariano situado na cidade de Braga. De igual modo, com grande empenho, sob a direção de Tiago Ferreira solenizaram a Eucaristia em conjunto com os  grupos de adultos presentes do Arciprestado de Fafe. Grupo Coral de Fornelos, Medelo e Antime
De referir, quo o coro de meninos de Fafe e Vinhós é dirigido por Maria Clara
O coral de Fornelos e de Medelo tem a direção artistica de Gilberto Fernandes 
 O de Antime Anibal Marinho



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Misericordia de Fafe-150 Anos a Bem Servir




Braga é uma das mais antigas cidades portuguesas. Fundada no tempo dos romanos com o nome de Bracara Augusta é uma cidade cheia de cultura e tradição onde história e religião vivem lado a lado.
A cidade de Braga também é conhecida como a cidade dos Três Sacra-Montes, devido à existência dos santuários situados nas montanhas que circundam a cidade: O Bom Jesus, a Falperra e o Sameiro. O Santuário do Sameiro fica situado num local de grande beleza natural, com uma deslumbrante vista panorâmica e considerado o segundo maior centro mariano de Portugal.
No próximo domingo 22 de Abril vai realizar-se na Basílica do Sameiro um encontro de coros paroquiais. Com início previsto para as 15:15, cada coro terá um tempo de apresentação de reportório individual, seguindo-se o terço com dois cânticos e a Eucaristia solenizada por todos os coros inscritos. O Aciprestado de Fafe também estará representado por alguns grupos corais, entre eles, o Grupo Coral de Fornelos, Medelo, e Antime.

sábado, 14 de abril de 2012

Doçaria de Fornelos

Os Doceiros de Fornelos fazem parte da vida da freguesia à muita dezenas de anos e servem até como local e ponto de referência a todos os fornelenses. Devido à variada doçaria composta por deliciosos biscoitos e doces regionais de elevada qualidade, o consumo dos seus produtos faz parte das nossas tradições e hábitos alimentares. Os biscoitos antigos e de requife com sabor a limão são óptimos para acompanhar o chá, café ou leite. Devido à sua fácil conservação aguentam grandes viagens. Os doces de gema, pão-de-ló e as cavacas são deliciosas sobremesas. A Doçaria de Fornelos é muito conhecida e apreciada além-fronteiras. Tem como principais embaixadores os fafenses que trabalham e residem em outros países, em especial na Comunidade Europeia que gostam de levar sempre consigo os doces e a rosca de pão-de-ló. Contamos sempre com os Doces de Fornelos que todos sabem de antemão ser do agrado dos apreciadores da boa doçaria. De referir que o Jornal Povo de Fafe atribuiu o prémio Liderança à Doçaria de Fornelos pela sua elevada qualidade e por representar uma mais-valia na gastronomia minhota e fafense em particular.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

 Na encosta do monte alegre
 Papoila que Deus plantou
Passava um matulão
Sem hesitar arrancou

Sem saber que lhe fazer
Ou  que destino lhe dar
Foi logo a correr
Para a entregar

Sua amada emocionada
E até surpreendida
Sentiu bem dentro do peito
Ser uma mulher querida
Por aquele lindo gesto
Num dia da sua vida

Mas que grande coração
Havia naquele peito
Apesar de ser durão
Conseguiu com emoção
Dar-lhe uma grande lição
 Mostrando todo seu jeito

Torre de Babel
Já começa a entortar
Falam diversas línguas
Tudo irão destroçar
Gente poderosa
Com grande ambição
Vai manipulando
O bom coração
O povo é que o diz
E esse não mente
Quem fechar os olhos
É porque consente
A maldade humana
E material
Nada sabe fazer
Mexendo em papéis
E tudo faz mal
Responsáveis servidores
De tudo que é local
Tem que prestar contas
Pela cobertura
E pasto que dão
Lá do seu quintal

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Montanha


Fustigadas pelo vento cobrem-se de neve nos gélidos dias de inverno. O nevoeiro que contorna os seus cumes é intenso e sofrem com as intempéries do verão.
Mas, é na montanha que há mais luz e se pode ver o Sol por muito mais tempo, mesmo depois que já está escuro no vale. O vale está quase sempre escuro cheio de pessoas e coisas, mas quase sempre na escuridão.
As grandes montanhas fascinaram a humanidade desde a pré-história até aos dias de hoje.
Por certo, povoaram o imaginário de muitos humanos na sua contemplação pela natureza e tudo que a rodeia dando-lhe assim um carácter mais divino que terreno. A criação de altares é uma prova da sua sacralidade e do deus que delas emana.
“Ao ver a multidão, subiu a um monte, e, depois se Se ter sentado, aproximaram-se d`Ele os discípulos. Tomando a palavra, começou a ensiná-los, dizendo:” (Mateus 5:1).
 Escalar montanhas é trabalho árduo. A maioria das pessoas não gosta de escalar montanhas.         A multidão ficou para trás.
Na montanha, Jesus dizia aos discípulos: “Bem-aventurados os pobres de espírito (os humildes), porque deles é o Reino dos Céus!” (Mateus 5:3).
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5:8).
Moisés também desceu da montanha com os dez mandamentos e mudou para sempre a vida do seu povo.
Na montanha, o ar e a água são puros, as pessoas são puras de coração. Elas vêem a Deus.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Jogo da Pétanca






No passado sábado dia 7 de Abril o campo de jogos de Fornelos foi o palco para o  1º torneio de pétanca promovido pelo Movimento dos Amigos de Fornelos. Neste evento estiveram presentes jogadores de Fafe e concelhos vizinhos.  A pétanca é um jogo muito popular em França, país de onde é originário e onde goza de grande aceitação. O jogo faz-se em zonas planas e arenosas. Consiste em lançar uma série de bolas metálicas com o intuito de as aproximar de uma pequena bola em madeira lançada anteriormente. O jogo pode ser disputado por várias equipas, envolvendo um grande número de pessoas e chegando à final por eliminatórias. A pétanca  é um jogo pacifico onde não existe qualquer tipo de violência, de fácil execução,  acessível a todas as idades, promove a amizade o bem estar físico e espiritual. Um dos grandes benefícios é a sua prática ao ar livre em contacto direto com a natureza. Sendo considerado um desporto, existe em Portugal uma federação que regula as competições oficiais.
Em Fafe existe na zona de Calvelos uma Associação de jogadores de pétanca com sede e campo de jogos denominada Equipa de Sonho Associação Cultural. Inaugurada em 18 de Junho 2011 pelo presidente da câmara municipal de Fafe, Dr. José Ribeiro,  a associação tem como presidente o Sr. António José M. Cunha. De referir que já no dia 27 de Maio vai realizar-se em Fafe um jogo do campeonato nacional, organizado pela federação portuguesa de pétanca.
F.M.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Concerto de Ramos


Na passada sexta-feira dia 30 de Março, a comunidade da paróquia de Santa Eulália na cidade de Fafe, teve a oportunidade de assistir a um concerto de Ramos na Igreja Nova de São José interpretado pela Sociedade Filarmônica Fafense-Banda de Golães sob a direção do professor Filipe Lopes da Silva. Fundada no longínquo ano de 1770, a Banda de Golães está a passar uma das melhores fases da sua existência, com a criação da Escola de Música e consequente Orquestra Juvenil. Devido a esse factor os elementos que integram a atual banda são na sua maioria jovens músicos que de forma nobre assinalaram o Dia Mundial da Juventude. Esta manifestação cultural, que teve como objetivo difundir a musica através da sua vertente litúrgica, foi pautada de exito pois foram muitas dezenas de apaixonados pela música instrumental de todo o concelho, a marcarem presença de forma entusiasta neste evento religioso-cultural da nossa cidade. Dessa forma, aclamamos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém em mais esta caminhada de Ramos início da Semana Santa que tem o seu ponto alto no Sábado de Aleluia e Domingo da Ressurreição. Nesta grande festividade, a maior das comunidades judaico-cristãs espalhadas por todo o mundo, celebramos a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, na morte e Ressurreição de Jesus Cristo. No Antigo Testamento já era celebrada, a Pascoa que assinalava a saída da escravidão para a liberdade do povo Hebreu na sua fuga do Egipto, liderada pelo grande profeta Moisés como nos  é relatada do Livro do Êxodo.
Uma Santa Páscoa