quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A Central Hidroeletrica, deu luz, vida e alegria à nossa freguesia
Em 2014, celebra seu grande dia.

A água é um bem precioso e essencial a todas as formas de vida. Raras vezes nos apercebemos do quanto somos felizes por ter esse recurso natural ao nosso dispor e que afecta a nossa vida de forma tão positiva. É dever de todos nós ter pela água grande respeito e salvaguardar a sua pureza. Também devemos ter em mente que os recursos existentes na natureza são de toda a humanidade e uma herança que temos que deixar ás gerações futuras.

E foi através da água que na nossa freguesia se construiu a primeira grande obra da primeira República no concelho de Fafe. A Central Hidroelétrica de Santa Rita entrou em funcionamento em 5 de Outubro de1914 e a Freguesia de Fornelos, a Vila de Fafe e Golães passaram a integrar o conjunto das primeiras povoações do Norte de Portugal a serem contempladas com energia eléctrica, o que contribuiu muito para o desenvolvimento da sua qualidade de vida.
Este empreendimento, de grande importância para a época, deveu-se a uma notável figura Fafense, o Dr. José Summavielle Soares. 
 Com a nacionalização da rede de produção e distribuição de energia eléctrica a Central de Santa Rita foi desactivada, embora o bom estado dos seus equipamentos lhe permitam retomar a actividade a qualquer momento, constituindo um autêntico museu vivo.
Em virtude desta situação e do seu interesse histórico, como marco significativo do processo de electrificação no noroeste de Portugal, a Câmara Municipal de Fafe decidiu em meados da década de 1980 restaurar as suas instalações, criando o Museu Regional de Electricidade, o primeiro do seu género no nosso país.

F.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário